Introdução
Todas as ciências que se utilizam da Topografia ( Engenharia, Mecânica, Agronôma, Florestal, Arquitetura, entre outras), necessitam de informações do terreno sobre o qual serão desenvolvidos e implnatados projetos. Assim, para se locar ferrovias, rodovias, aeroportos, edificios, loteamentos ou para divisão de terras e exploração agropequaria, existe a necessidade de se conhecer a área, o tipo, as formas, o relevo, as dimensões e a situação local.
A topografia teve suas raízes no antigo Egito, quando após as cheias os medidores de terra, agrimensores da época, tinham necessidade de restituírem as divisas de propriedades, que eram sazonalmente destruídas por ocasião das cheias periódicas e benfazejas nas suas margens.
No decorrer dos tempos as técnicas utilizadas pelos antigos egípcios, para demarcação de terras, foram se aperfeiçoando e hoje a agrimensura, e a topografia além de dedicar-se a demarcação e divisão de terra (Agrimensura), atua nas mais variadas atividades da engenharia tais como :
estradas - ferrovias e rodovias; transportes; portos e canais; irrigação e drenagem; cadastro técnico municipal, rbano e rural; mapeamento urbano; saneamento básico; abastecimento d’água; urbanização - planejamento urbano; projeto de loteamento; levantamento plani-altimétrico de lotes; traçado de cidades; locação industrial; mineração e pesquisas minerais; linhas de transmissão e redes de distribuição de energia elétrica; aerofotogrametria; geodesia por satélite; geoprocessamento; montagem de aviões e navios; etc......
Objetivo
A Topografia tem por objetivo o conhecimento dos instrumentos e métodos que se destinam a efetuar a representação do terreno sobre uma superfície plana denominada de plano topográfico.
O plano topográfico é um plano perpendicular a direção do fio de prumo num determinado ponto da superfície terrestre. O plano topográfico não deverá exceder a 25 km.
Divisão da Topografia :
A Topografia divide-se em :
a ) Topometria b ) Topologia
c ) Taqueometria d ) Fotogrametria e ) Agrimensura